Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Cães treinados conseguem identificar quando uma pessoa está infectada pela Covid-19, mesmo que ela não apresente sintomas. Em um estudo feito por duas universidades britânicas, os animais tiveram mais de 90 por cento de acerto para detectar o vírus em amostras.
Os cães perceberam o odor em máscaras faciais, camisetas e meias que tinham sido utilizadas pelos infectados por coronavírus. A pesquisa também utilizou sensores que apresentaram 98 por cento de sensibilidade na identificação do vírus. O estudo indica que a Covid-19 tem um cheiro distinto que pode ser percebido por cachorros treinados e por sensores com alto grau de precisão.
Os resultados acima de 90 por cento foram apresentados em diferentes cepas do vírus, em pessoas sem sintomas, com carga viral baixa ou alta. Os cientistas utilizaram odores coletados após três horas de uso da máscara, e por meio de meias de nylon e camisetas naturais ou sintéticas utilizadas por 12 horas pelos pacientes.
As amostras foram embaladas individualmente e ficaram congeladas a menos de 20 graus, até a realização da pesquisa. O estudo pretende permitir que os animais treinados possam auxiliar na identificação de pessoas contaminadas em aeroportos ou aviões.