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Prestes a completar dois anos de paralisação por conta da pandemia ocasionada pela Covid-19, pode-se dizer que o setor de eventos finalmente voltou a respirar. A grande retomada era esperada ansiosamente por produtores, contratantes e artistas após um longo período de incertezas e recolhimento. Chegada a hora de aquecer novamente, a Coluna LeoDias preparou uma série de reportagens especiais, na qual conversou com os maiores profissionais de eventos do país, que dividiram as suas expectativas e as grandes novidades que o público pode esperar para a volta dos shows.
Para dar conta de todas as novidades, a coluna procurou quem entende do assunto para revelar quais são as expectativas para a volta dos eventos e dividir o que as mentes criativas por trás dos espetáculos que acompanhamos estão idealizando. Inovação, certamente é a palavra da vez.
Quando se fala sobre o segmento de eventos é preciso enfatizar que esse nicho, além de promover entretenimento por meio da arte, é responsável por empregar direta e indiretamente 25 milhões de pessoas, segundo dados do setor de turismo. Isso, em números, significa uma movimentação na economia de R$ 936 bilhões, sem contar que ainda estimula o turismo.
Binho Ulm, da 2GB Entretenimento, que comanda grandes projetos como o Camarote Skol no Carnaval de Salvador, afirma que a projeção de faturamento médio previsto é de R$ 5 a R$ 6 milhões.
“Sem dúvida, a demanda reprimida será um combustível extra para a retomada do segmento. Tivemos o pior momento de nossa empresa durante esses 18 meses sem atividade, fomos obrigados a fechar nosso escritório, demitir funcionários e enxugar todo custo operacional. O pensamento agora é renascer, trabalhar e voltar a oferecer eventos ao público com qualidade, responsabilidade e segurança”, afirma
É por isso que esta primeira fase da retomada de shows gera alta expectativa, pois será o termômetro do que certamente pode-se esperar para 2022 e até mesmo para as festas de final de ano, que têm sido confirmadas ao redor do país. Com o reaquecimento, o setor está mais disposto do que nunca a recuperar o prejuízo de R$ 90 bilhões e os mais de 450 mil trabalhadores que ficaram desempregados durante a paralisação, de acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) no início deste ano.
“Aqui na Lorde, nossa meta estabelecida é de faturamento acima de R$ 45 milhões nos próximos dois anos, realizando mais de 25 grandes eventos, reunindo mais de 35 mil pessoas e ativando mais de 40 marcas ao longo desse processo”, prevê Ramalho.
Além disso, não tem nada mais emocionante e importante para um cantor ou DJ do que a sensação de subir em um palco e sentir a energia de quem curte cada letra de suas músicas. Quem disse isso não foi a coluna, mas os diversos artistas que compartilharam suas experiências com a retomada dos shows presenciais. Alguns desses relatos você confere a seguir.
A retomada dos shows
A coluna conversou, com exclusividade, com Gabi Martins e a dupla sertaneja Israel e Rodolffo, para entender com mais profundidade suas experiências pessoais no assunto. Apesar de terem se reinventado por meio de participação em lives, reality shows, aparições em redes sociais e apostado em estratégias midiáticas, todos compartilham da saudade do palco.
“A sensação de estar de volta aos palcos, para a gente, que já tinha uma rotina há anos e tivemos que parar por um período relativamente bem grande, é o ápice. É a nossa vida, profissão, o que amamos fazer. Fazemos com prazer, apesar de todo o cansaço e logística, que é complicado para se cumprir, mas estamos super felizes e satisfeitos, com sangue nos olhos para aproveitar todas as oportunidades que estão batendo na nossa porta”, comenta Rodolffo, dupla com Israel.
O relatório do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), divulgou em setembro dados de comparação entre a quantidade de apresentações e shows registrados entre 2019, 2020 e 2021. A análise mostra um cenário artístico difícil, em que houve uma queda superior a 80%, em comparação a 2019, ano com 83 mil espetáculos inscritos, do número de shows oferecidos por cantores e DJs reconhecidos nas grandes plataformas de streaming.
“Em 2022, nós vamos realizar o sonho que é estar em alguns eventos, alguns festivais, algumas festas específicas. [Eventos] que chamam atenção do país inteiro e que a gente sempre sonhou em estar”, finaliza Gabi Martins.