O aumento do endividamento das famílias brasileiras tem afetado o consumo e provocado mudanças nos hábitos de compra da população. A avaliação é do economista e ex-prefeito de Araxá, Antônio Leonardo Lemos Oliveira, o Toninho, que participou nesta quinta-feira (29) do programa Conexão Imbiara Economia e Negócios, da Rádio Imbiara 91,5 FM.
Durante a entrevista, Toninho afirmou que as dificuldades econômicas são percebidas principalmente no cotidiano, quando os consumidores passam a selecionar melhor os produtos e serviços que conseguem manter no orçamento.
Segundo ele, a procura por alternativas mais baratas, especialmente no setor de alimentos, demonstra como a perda do poder de compra influencia as decisões das famílias.
O ex-prefeito também citou a concorrência entre supermercados como exemplo das mudanças no varejo. De acordo com um relato compartilhado durante a entrevista, a abertura de novos estabelecimentos pode provocar queda nas vendas de lojas próximas, intensificando a disputa pelos consumidores.
Nesse cenário, as empresas recorrem a promoções e reduzem as margens de lucro para tentar recuperar clientes. Ao mesmo tempo, marcas próprias e produtos mais econômicos ganham espaço entre consumidores que precisam controlar as despesas.
Toninho destacou ainda que as famílias tendem a rever gastos de forma gradual. Viagens, televisão por assinatura e outros serviços podem ser reduzidos antes de despesas consideradas essenciais, como os planos de saúde.
Para ele, esse comportamento evidencia as dificuldades para manter o padrão de vida diante do endividamento e da perda de capacidade de consumo.
O economista também relacionou o cenário às condições de crédito e às taxas de juros, que influenciam tanto as decisões das famílias quanto os investimentos empresariais.
Na avaliação dele, a redução do consumo afeta diferentes segmentos da economia e pode contribuir para um ciclo de dificuldades, no qual empresas vendem menos, reduzem investimentos e enfrentam obstáculos para ampliar suas atividades.
Toninho defendeu a necessidade de medidas que favoreçam a atividade produtiva e melhorem as condições econômicas para empresas e consumidores.
A entrevista também abordou a relação entre inflação, juros e endividamento público. O desafio, segundo as discussões apresentadas no programa, é controlar a alta dos preços sem comprometer ainda mais o consumo e a capacidade de investimento do país.

