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O plano de privatização de trechos de 8 rodovias do Triângulo Mineiro foi apresentado nesta terça-feira (13), durante audiência pública realizada na Prefeitura de Uberlândia. A apresentação do “Programa de Concessões Rodoviárias do Estado” foi feita pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).
No encontro, que é obrigatório para a concessão das estradas, o deputado estadual Elismar Prado (Pros) pediu a retirada de um dos trechos do plano de privatização após recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Já a Prefeitura de Uberlândia entregou reivindicações para as rodovias que passam pela cidade (veja abaixo).
De acordo com a Seinfra, a intenção é transferir mais de 1.100 km de estradas que cortam o Estado para a iniciativa privada. Somente no Triângulo Mineiro está prevista a concessão de 627,4 km durante 30 anos.
No projeto, há a previsão de implantar 39 km de faixa adicional, a duplicação de 10 km da BR-365 e 347 km de acostamento, além da implantação de praças de pedágio.
Ainda segundo a pasta, há uma média histórica de 393 acidentes por ano no lote do Triângulo Mineiro. Que além das vítimas, também representam um gasto para o próprio Estado.
“Esse trecho da estadualização, se houver sucesso no contrato de concessão, foi montado para que a transferência seja feita diretamente para uma concessionária. A concessão e o contrato visam garantir o maior desejo que são os investimentos nestes trechos por parte da iniciativa privada”, afirmou a chefe da Unidade de Parceria Público-Privada da Seinfra, Fernanda Alen.