Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Que o frio é querido por muitos, e odiado por outros, é fato comprovado. Mas, o que também se comprovou nesta terça (20) em Campos Altos/MG, é que o friozinho de julho pode ser bom e agradável, mas que também causa muitos estragos.
A cidade da fé e do melhor café chegou a registrar nas primeiras horas da manhã temperaturas abaixo de 5°; o que trouxe preocupações para cafeicultores da cidade, que temem os malefícios causados pela geada, proveniente das baixas temperaturas.
A geada no café
A geada causa sérios prejuízos à agricultura por poder gerar morte da planta ou de parte dela (folhas, ramos e frutos).
Ela possui dois tipos: a branca e a negra, classificadas pelo aspecto visual.
A geada branca ocorre devido à baixa temperatura e alta umidade do ar. O vapor da água presente na atmosfera condensa e forma o orvalho. O orvalho (gotículas de água na superfície das folhas) congela e há formação de gelo.
A geada negra não forma cristais de gelo na superfície das folhas, pois as condições de ocorrência são de baixa temperatura e baixa umidade do ar. A água presente no interior das células congela, causando a morte da célula, do tecido vegetal e de toda a planta.
Moradores em prejuízo
Além dos impactos negativos que o frio trouxe aos cafeicultores, vários moradores de Campos Altos/MG também tiveram prejuízos com as baixas temperaturas.
Devido ao frio intenso, e até mesmo a geada, algumas pessoas que possuem em sua casa os famosos ´´aquecedores“ terão um gasto extra que pode chegar a 05 mil reais.
No manual de instruções do produto, está escrito que realmente pode haver danos após o congelamento por geada e que nesse caso, é preciso chamar a assistência técnica.
Ao menos 30 casas tiveram problemas com aquecedores solar nesta madrugada de terça (20).
Por: Jornalista Lucas Flausino 0022227/MG