Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Semana tem lua cheia, eclipse lunar e aparição de mercúrio no céu - Expresso FM 100,1


No comando: EXPRESSO DA MADRUGADA

Das 00:00 às 05:00

No comando: EXPRESSO RURAL

Das 05:00 às 07:00

No comando: DOMINGÃO SERTANEJO

Das 06:00 às 10:00

No comando: SERTÃO EM FESTA

Das 06:00 às 10:00

No comando: REPÓRTER EXPRESSO

Das 07:00 às 08:00

No comando: SHOW DA MANHÃ

Das 09:00 às 10:00

No comando: EXPERIÊNCIA DE DEUS

Das 10:00 às 11:00

No comando: TÚNEL DO TEMPO

Das 10:00 às 14:00

No comando: RITMOS DA EXPRESSO

Das 11:00 às 13:00

No comando: TOCA TUDO

Das 13:00 às 16:00

No comando: TARDE NOSSA

Das 13:00 às 17:00

No comando: PROGRAMAS GOSPEL

Das 14:00 às 16:00

No comando: BAILÃO DA EXPRESSO

Das 16:00 às 19:00

No comando: AO POR DO SOL

Das 17:00 às 20:00

No comando: DEIXA ROLAR

Das 18:30 às 00:00

No comando: SABADÃO SERTANEJO

Das 19:00 às 21:00

No comando: EXPRESSO NOTURNO

Das 20:00 às 21:00

No comando: NA PISTA

Das 21:00 às 00:00

No comando: VOZ DO BRASIL

Das 21:00 às 22:00

No comando: SOFT NIGHT

Das 22:00 às 00:00

Semana tem lua cheia, eclipse lunar e aparição de mercúrio no céu

A primeira semana de junho terá um céu especial para apaixonados por astronomia. Dois fenômenos, o eclipse da lua e a aparição de Mercúrio, serão protagonistas e poderão ser contemplados a olho nu do Brasil, especialmente do Mato Grosso do Sul. Para o resto do país, a previsão do tempo na semana indica períodos oscilantes de céu aberto a nublado, com pancadas de chuva, o que pode prejudicar a visualização.

O primeiro espetáculo celeste ocorrerá nesta quinta-feira (4), com a aparição de Mercúrio no céu. O fenômeno ocorre porque o planeta estará afastado do sol em 23° no oriente, movimento chamado de elongação máxima oriental.

Este evento poderá ser visto a olho nu, sem necessidade de usar telescópio. O planeta, que é o mais próximo do Sol, poderá ser melhor visualizado no entardecer – a dica é olhar para o horizonte oeste a partir de uma hora antes do pôr do sol e logo após ele se pôr.

No dia seguinte, sexta-feira (5), ocorrerá um eclipse lunar penumbral. Neste fenômeno, a lua passará por uma área parcialmente iluminada da Terra, chamada de penumbra. Nesse percurso, a lua estará cheia e menos brilhante do que o normal. Isto ocorre porque uma parte da luz do Sol é impedida de chegar à Lua.

Diferente de outros eclipses, esse tipo será mais sutil, mas ainda possível de se enxergar a olho nu. Especialistas recomendam olhar atentamente para perceber as ligeiras mudanças. Para visualizar este fenômeno, também basta olhar para o céu entre às 17h e 21h, e torcer para o céu não estar nublado.

No Brasil, será possível ver o fenômeno em todos os estados do Centro-Oeste, onde está Mato Grosso do Sul, do Nordeste, do Sudeste, do Sul e em alguns estados do Norte. Ainda neste mês, no dia 21, junto do início do inverno no Brasil,  haverá um eclipse solar, mas ele não será visto no País.

 Por TV Minas

Deixe seu comentário:

CURTA NO FACE!

Equipe

Nossas Redes